AMD: processadores Zen serão fortes candidatos contra os chips da Skylake da...

AMD: processadores Zen serão fortes candidatos contra os chips da Skylake da Intel

Compartilhar

No momento quando mencionamos a AMD, todas as atenções estão voltadas para as suas próximas placas de vídeo, baseadas na arquitetura Polaris, e que provavelmente serão demonstradas em junho, durante a Computex 2016. Porém, é bom relembrar que ainda este ano a companhia apresentará outro produto que promete balançar o mercado: os processadores baseados na arquitetura Zen.

Dentre suas principais novidades destacam-se o processo de fabricação baseado em 14nm (uma grande evolução em relação aos 32nm da geração atual), aumento de 40% no IPC (instruções por ciclo), suporte para memórias DDR4, e unificação de CPUs e APUs no mesmo socket, o AM4.

De acordo com John Taylor, diretor de marketing da AMD, os processadores Zen serão fortes concorrentes para os chips Skylake da Intel. Talyor que está na companhia desde 2006, garante que as novas CPUs e APUs conseguirão eliminar a percepção negativa que algumas pessoas ainda têm em relação aos produtos da AMD. Além do desempenho bruto, os novos chips de acordo com o executivo também serão fortes em relação a eficiência energética e preço.

Agora só nos resta esperar. Os primeiros processadores baseados na arquitetura Zen serão lançados no final de 2016, enquanto as APUs serão colocadas no mercado em 2017.

Fonte: hardware.com.br