AMD Polaris será apresentada no dia 18 de maio

AMD Polaris será apresentada no dia 18 de maio

Compartilhar

Assim como a NVIDIA preferiu apresentar suas primeiras placas GeForce baseadas na arquitetura Pascal (GTX 1080 e GTX 1070) em um evento separado, contrariando as primeiras previsões que diziam que as placas seriam apresentadas na Computex 2016.AMD seguirá o mesmo caminho. Através do seu Twitter a companhia anunciou que a arquitetura Polaris, que terá como ponto alto a sua eficiência energética, graças ao processo de fabricação FinFET de 14nm, serão apresentadas no dia 18 de maio em um evento comandado por David Nalasco, Gerente Sênior de Marketing Técnico, da divisão Radeon Technology Group.

A grande expectativa é como será o desempenho dessas placas baseadas em Polaris, já que a AMD trata tanto essa arquitetura como a Zen, voltada CPUs e APUs, como revolucionárias. Esse ponto de vista foi reforçado durante a nossa entrevista com o Alfredo Heiss, que atua na AMD como especialista de hardware. Porém, alguns rumores inclusive chegaram a apontar que a AMD poderia adiantar a arquitetura Vega (a sucessora da Polaris, marcada para chegar ao mercado em 2017), para outubro deste ano, já que os parceiros da companhia estariam decepcionados em relação desempenho das Polaris em relação as placas da NVIDIA e a sua arquitetura Pascal.

Fontes da AMD ligadas ao pessoal do TechPowerUp!, dizem o seguinte em relação aos dois chips que serão apresentados: Polaris 10 e Polaris 11.

Polaris 10: essa GPU será utilizada para substituir os chips baseados na arquitetura Grenade Pro, que estão presentes na Radeon R9 390 e Radeon R9 390x. A príncipio foi dito que o chip teria 2.304 shaders, mas os boatos mais recentes apontam que na verdade será 2.048. Em relação ao poder computacional de precisão simples seria em torno de 5,5 TFLOPs, enquanto o TDP seria de 150W.

Polaris 11: solução menos poderosa, com 867 shaders, o mesmo que a R7 260x. O poder computacional seria de 2,5 TLOFPs, enquanto o TDP seria de apenas 50W.

O VideoCardz montou uma tabela com outras possível specs desses chips, confira abaixo:

Fonte: hardware.com.br